22/04/11

Nuremberg

Olá a todos.
Apesar de estar na Irlanda, o meu gosto por viajar e os diversos voos directos que daqui partem fazem-me procurar outros destinos.
Fui a Nuremberga ter com a Maria e claro, conhecer a cidade e a sua noite também. Não é a primeira vez que estou na Alemanha, em 2006 já tinha estado em Munique, capital da Baviera e como adorei, decidi ir outra vez para essas bandas.
Conselho: se quiserem ir para Nuremberga, os voos são caros para o aeroporto de Nuremberga mas não perdem tempo em transbordos e afins, temos voos muito baratos da Ryanair para Memmingen mas não aconselho pois ficam a muito tempo de viagem de Nuremberga, então, pela relação qualidade preço penso que o melhor é vooar para Munique (no meu caso foi).
Podemos dizer que a cidade para os turistas concentra-se na "Old Town" e depois temos alguns parques e museus mais na periferia da cidade.


Informações utéis:

A bicicleta - um dos principais meios de transporte, com regras de transito tal como os carros. Praticamente toda a gente tem e as crianças desde pequenas que são instruídas para o uso desta.



Inglês - para quem não fala Alemão não se preocupe, praticamente toda a gente arranha o Inglês e é facil movimentar-se pela cidade.

A comida é parecida com a nossa, mais à base de salsichas e molhos mas pouco peixe.

Preços: estando eu na Irlanda, quase tudo em todo o lado é mais barato mas comparando com PT, é um pouco mais caro mas nada de proibitivo.

Mapas:

Old Town

metro e tram
A estação principal de comboio e metro Hauptbhanhof



A cidade velha encontra-se cercada por muralhas e torres.
Grande parte da cidade velha foi destruída durante a 2ª Guerra Mundial, no entanto, eles estão reconstruindo os principais edifícios. É muito agradável ver arquitectura dos edifícios, as igrejas, as praças, o mercado na praça central e claro, sentar numa esplanada e apreciar a cultura que ali se respira. Em seguida ficam aqui algumas fotos:



Uma das torres que circunda a cidade velha

O castelo fica na parte norte, é grande mas não tem muito que ver para além da vista sobre a cidade que é soberba e da própria arquitectura deste.
Não vale a pena pagar para ver o interior pois este encontra-se desprovido de história e de objectos.
A área em redor é constituída por agradáveis jardins onde se pode fazer um break e relaxar um pouco.
Vista sobre a cidade
O interior do castelo

Descendo o castelo, à direita temos o St. George, o assassino de dragões, na sua armadora dourada e este "coelho" em homenagem a Durer (famoso pintor).




A arquitectura dos edificios que compoem a Old Town


A envolvência das diversas pontes e das casas sobre o rio é dum romantismo especial.






Igreja de St. Lawrence de estilo gótico e datada de 1260
Infelizmente não tirei fotos no interior mas é a Igreja com melhor interior a ser visitada.

Alguns dos diversos pormenores da Igreja





Na praça principal encontramos o mercado mais conecido na época de natal, a beautiful fountain e a igreja de Frauenkirche, com o seu carrilhão. É bonita e a praça é a maior da old town.







Mauthalle - Fica na Hallplatz
Era uma customs house e que servia também para proteger a cidade.


Igreja de St. Sebald.
Muito bonita também e grande. Os pormenores no exterior requerem uma especial atenção.




Esta igreja ainda está a sofrer reparações pois foi muito devastada pelos bombardeamentos na 2ª Guerra Mundial.



A "Fonte bela", impressionante o realismo das suas personagens.




Como se pode ver pela imagem seguinte e por algumas anteriores, as estátuas revelam sempre algo relacionado com a morte.





A praça Lorenzerplatz em frente à Igreja de St. Laurenz
À direita ao fundo ainda se consegue ver uma das torres do castelo.



A fonte Marriage Carousel, a mais bela que vi até hoje pela sua expressividade e envolvência.
As personagens parecem ser tão reais que sentimos que estamos a ser acopanhados por elas.
Ao fundo temos a Torre branca que também serve de entrada de metro. A torre acrescenta ainda mais pormenor a esta fonte.




A parte da frete da Torre Branca


Um pouco fora da cidade temos o Doku Zentrum que é uma galeria onde estão apresentados os prrincipais planos do Hitler em relação ao seu partido. A visão dele e a arquitectura projectada surpreendem dada a época e a grandiosidade nos diversos edificios. Estes edificios foram ou interrompidos devido à 2ª Guerra Mundial ou simplesmente ficaram-se pelos projectos. Aconselho uma caminhada por esta zona para que percebam realmente a dimensão destes projectos.

Entrada para o Doku Zentrum

O Congress Hall visto da outra margem do lago (criado artificalmente só para embelezar os edificios do partido Nazi).



A noite é porreira, achei facil conhecer pessoal e o preço das bebidas tá um pouco abaixo da Irlanda mas acima de PT. shots a rondar os 3€.
A red street é igual à de Amesterdão. As prostitutas estão em casas à janela e a mostrar os seus atributos em troca de uma sessão de "esclarecimento". Sinceramente gostei de ver e de ver que elas tem boas condições. Infelizmente também não pude tirar fotos nesta rua.
Resumindo:
Aconselho um fim de semana prolongado a Nuremberga. Aqui só deixei as fotos dos principais edificios mas a Old Town convida mesmo a voltar, os edificios, as caminhadas junto ao rio...enfim, uma descoberta muito positiva.